quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cotidiano

Aqui em casa um dos pratos mais recorrentes é o frango. E quando digo recorrente me refiro à uma frequência de umas 4 vezes por semana mais ou menos.

Pois é, mais da metade da semana temos frango no prato, mas não. Isto não é uma reclamação, que fique bem claro. Eu adoro frango.

Só estou dizendo tudo isto porque quando a gente usa muito um mesmo ingrediente principal, acabamos desenvolvendo várias técnicas de preparo para que a cada dia ele tenha um novo sabor.

Torna-se com isso nossa especialidade. Ou seja, frango, principalmente ante-coxa é a especialidade aqui de casa.

Em uma das suas últimas versões eu as preparei de maneira muito simples, mas não muito rápida.

Primeiro desossei as antecoxas e então parti cada uma delas em 3 pedaços. Para o tempero, sal, vinho, alho e azeite e as deixei marinar por um bom tempo na geladeira.

Acomodei em uma forma pequena e alta e despejei uma lata de cerveja (o suficiente para cobrir a carne). Levei ao forno já quente e deixei lá, esqueci da vida.

Enquanto isso, preparei um acompanhamento. Duas cebolas em fatias não muito finas em uma frigideira com azeite bem quente e algumas azeitonas picadas e um toque de sal, bem de leve. Deixei dourar com calma, até que a cebola ficasse escura.

Depois disso espiei meu franguinho no forno e vi que a cerveja já tinha baixado, me revelando a melhor parte das antecoxas: a pele.

Foi nesta hora que peneirei sobre elas um pouco de creme de cebola. Aqueles de saquinho mesmo. Isso ajuda a dar uma crocância maior à pele e assim ficar ainda mais apetitosa.

Fechei o forno e já que estava ali sem fazer nada mesmo, por que não preparar mais um acompanhamento? Torradinhas são sempre bem vindas.

Mais uma espiada no frango, quando estiver bem dourado é hora de servir.

Monte o frango e seus acompanhamentos no prato e delicie-se com o que é para mim a refeição com mais sabor de comidinha caseira possível.


Pode ser simples e nenhuma novidade, mas ainda assim está sem dúvida entre as minhas receitas favoritas. E essa cebolinha... fica sensacional.

Já que é assim, é merecido um bom vinho para harmonizar.O escolhido para celebrar foi o Monsaraz Alentejo. Mais um DOC (denominação de origem controlada). Sua cor é de um rubi escuro, seu sabor lembra muito frutas vermelhas, como amoras e framboesas e seu residual tem uma longa e deliciosa persistência.


Provei meu suculento prato, levantei minha taça e brindei às pequenas graças do dia a dia. Afinal, rotina não precisa ser sinônimo de tédio e falta de criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário