sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Mudança de hábito

Assim que pensamos em colocar os pés em terras Capixabas uma idéia fixa instalou-se em nossas mentes: provar uma autêntica moqueca.

Mas, algo nos separava deste desejo. Mais especificamente algo grande com asas e turbinas e que proporcionou à minha mãe algumas noites mal dormidas. Eu do meu lado bastante apreensiva, pensando em como seria a reação dela e se teria que procurar passagens de ônibus para a volta.

No dia da viagem eu estava lá, firme e forte na janelinha pronta para segurar a mão da Dona Margarete na decolagem. Eis que viro para o lado e pergunto se está tudo bem, se ela precisa de uma força e é neste momento que recebo a feliz resposta: Que medo nada! É gostoso!

Aí sim. A tensão bateu asas e voou e nós pudemos admirar a paisagem pela janelinha. Nada mais nos afastaria da moqueca.

 

E moquecas autênticas devem ser feitas nas tradicionais panelas de barro das paneleiras de Goiabeiras. Paneleiras estas, que poderiam incluir nos preços um generoso adicional de insalubridade. Nada fácil seguir a tradição.

Primeiro modelam as panelas. Depois esperam o barro secar e então fazem a raspagem com pedra sabão para dar acabamento. Então vem a parte mais complicada, elas queimam as panelas em uma fogueira, retiram da fogueira e com um monte de galhinhos amarrados vão batendo nas panelas ainda quentes com um líquido onde está misturado o tanino que dá a coloração.

Neste momento da queima e da tintura, sobe bastante vapor e cheiros fortes, mas é essencial para a produção. Viu, como se faz?

Na minha doce ingenuidade, nunca imaginei o trabalhão que dava, mas cozinhar em panela de barro é tudo de bom, dá outro sabor aos pratos, risotos, ensopados, carnes e claro, moqueca.


Não há com quem se converse por lá que não tenha sua própria receita de moqueca e esteja disposto a compartilhá-la. O básico é o peixe de sua preferência, tomate, cebola e muito, muito coentro.

Nada de leite de coco ou dendê, apenas o peixe no molho e muito coentro mesmo. Já falei do coentro? Algumas receitas chegam a levar 3 ou 4 maços inteiros.

Provamos a moqueca do restaurante Trindade na Praia da Costa em Vila Velha. De frente para o mar, sentindo a brisa, curtindo o verão e satisfazendo o desejo de nossos paladares.

Quer dizer... se estamos em uma viagem, a graça é permitir-se. Eu me permiti, escolhemos uma opção de moqueca com camarões. Pra quem perdeu essa parte eu não gosto nada, nada de camarão.


Frescuras do meu paladar à parte, o peixe (badejo) estava no ponto exato. O molho temperado na medida certa, mesmo o coentro não estava exagerado. Foi acompanhada de moqueca de banana da terra, pirão e arroz. Esses acompanhamentos também são bastante tradicionais nos cardápios de lá e todos estavam muito bem preparados e saborosos.

Tiramos a idéia fixa da cabeça e pudemos então seguir firmes em nosso propósito de desvendar novos sabores. Não sem antes anotarmos muitas dicas e receitas de moquecas que trouxemos na bagagem.

Qualquer dia, para relembrar os bons momentos da viagem, farei minha própria versão de moqueca capixaba aqui em casa. Incluirei os mesmos acompanhamentos, mas nada de camarão. Afinal de volta ao lar significa estar de volta aos bons e velhos hábitos.

4 comentários:

  1. Ótimo, ótimo texto pra variar. Do início ao fim! Literalmente! Amei o desfecho "Afinal de volta ao lar significa estar de volta aos bons e velhos hábitos."

    Eu adoraria provar dessas moquecas, mas minha mãe é como vc, odeia peixe. Confesso que aqueles com gosto forte de terra, mar, sal maríneo (ou marinho mesmo?), não curto não, mas um com sabor leve e até mesmo camarão limpinho, vai fácil.

    Essa coisa de banana da terra e o pirão... hummm

    Delícia, Rê!

    E viva dona Margarete!

    Ah! PS.: histórias do tipo as das panelas como vc fez? saía com um bloquinho anotando? Que barato kkk :)

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Shey, qto a peixes não tenho muitos problemas e gosto particularmente dos de rio q costumam falar q tem gosto de terra... eu acho não, gosto bastante... meu prob é com frutos do mar... :P

      enfim... anotava nada não... confio na memória e na força com que novas experiências ficam marcadas em nós ;)

      bjnhos

      Excluir
  2. Hummm, vontade de moqueca!!! E essa de banana da terra para acompanhar tbm deve ser show.

    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te enganar não Tata, moquequinha de banana da terra é bem interessante, logo mais estará pintando no cardápio aqui de casa... rs

      Excluir