quinta-feira, 22 de março de 2012

Fina Estampa - Último Capítulo!

Antes que a patota cresça com a chegada da Sapeca de Alexandria fazendo muitas travessuras, a suíte master em que repousará tem que estar um verdadeiro luxo.

Nossa lider, a Divina Isís, escolheu cada detalhe do quartinho da futura Pitonisa de Tebas e então chamou as maridas de aluguel para arregaçarem as mangas.

Foram dois fins de semana de muita tinta, pincel, escada e cola. Para pintar, secar e aplicar papel de parede. E adivinhem só que cor a Rainha do Nilo escolheu para o quarto da pequena Nefertite? Algodão Egípcio, claro, que outra cor estaria a altura de todas as deusas do Egito?

reforma do quarto da pequena sapeca de alexandria

Muito trabalho e muito bagunça preencheram esses dias. E todo mundo sabe que quem trabalha bem, merece comer bem. De macacão e boné entramos de cabeça nessa onda de fim de novela e resolvemos escolher um cardápio no blog de ninguém menos que o chef René Velmont.

Sim, um blog escrito pelo personagem da novela que entende tudo de forno e fogão. Com direito a dicas, receitas e um detalhado perfil sobre a formação profissional do atual chef do Brasileiríssimo.

Optamos por um cardápio bem verão, afinal uma comida muito pesada poderia comprometer a qualidade do trabalho das Pereirões que acabariam trocando as ferramentas por um bom cochilo pós almoço. Mas como sempre, tomamos algumas liberdades poéticas com as receitas.

A entrada selecionada foram as Bruschettas Brasileiríssimo. Grelhe no azeite grossas fatias de pão italiano. Sobre o pão torrado coloque tomate em quadradinhos, gorgonzola bem picadinho e duas metades de uva thompson sem sementes.

Sobre a bruschetta coloque um molho feito com 1 colher (sopa) de azeite extra virgem, 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico e 1 colher (chá) de mel.

Uma curiosidade tirada do blog do René. Na Toscana, o nome deste prato é bruschetta de fetuna, que é um derivado das palavras “feta unta”; ou seja, pão untado com azeite e salpicado de sal, após ser tostado numa grelha. Na Espanha, o antepasto é conhecido como Pa Amb Tomaquet (em catalão, pão com tomate), preparado com pão untado no azeite extra virgem, em que um tomate muito maduro, cortado ao meio, é literalmente esfregado na fatia, já os portugueses amam o pão tostado com azeite coberto por queijo de cabra e mel.

bruschetta brasileiríssima

Pára tudo. Congela! O que é a mistura do gorgonzola com essa uva? Torradinhas crocantes, uvas e tomates fresquinhos... uma verdadeira obra divina.
 
Quase tão bom quanto o que viria a seguir. O linguine com ervas e molho de iogurte. Para prepará-lo, ferva bastante água com um pouco de sal grosso e um fio de azeite. O sal grosso é recomendado neste caso, pois dilui melhor do que o fino.
 
Somente depois que levantar fervura acrescente o macarrão e deixe cozinhar por cerca de 9 minutos, até que esteja al dente.

Para o molho, bata no processador meia porção de salsinha, uma porção de manjericão, 1 dente de alho, 2 colheres (sopa) de vinho branco, 4 colheres (sopa) de azeite extra virgem, 4 colheres (sopa) de iogurte natural, estragão, pimenta do reino, queijo parmesão ralado e sal a gosto.

Sirva o molho sobre o linguine e claro, não deixe de acompanhá-lo de muito queijo ralado.

linguine com molho de ervas

Rápido, simples, leve e realmente digno da Filha de Osíris.

Agora, nada como uma pequena taça de um bom vinho para dar agilidade ao serviço. O vinho escolhido para a ocasião foi o Trio Reserva da vinícola chilena Concha Y Toro. Como sugere o rótulo, este vinho é composto por três diferentes variedades de uva, com predominância da chardonnay, seguida pela pinot grigio e a pinot blanc.

vinho trio reserva concha y toro

Vinho branco de sabor delicado e que harmonizou perfeitamente com o tema verão deste cardápio.

Mas toda refeição só termina quando acaba. E só acaba quando chegamos à sobremesa. Sobremesa esta composta de muito chocolate, para ser mais precisa dois chocolates e sim, sorvete, porque afinal tudo fica melhor com sorvete.

Bata 4 ovos inteiros, mais 4 gemas com uma xícara rasa de açúcar até obter um creme fofo e bem clarinho.

Junte meia xícara de farinha de trigo peneirada e 1 colher (chá) de fermento em pó. Misture com uma colher de pau. Parta 150g de chocolate 50% cacau e coloque em uma travessa de vidro junto com 70g de pastilhas de chocolate de menta e 200g de margarina cortada em pedaços, derreta no micro-ondas durante 1minuto na potência máxima.

Mexa até derreter completamente o chocolate e misture na massa, aos poucos e mexendo sempre. Distribua por forminhas de cupcakdes untadas com manteiga e farinha e leve ao congelador por pelo menos 1hora.

Aqueça levemente 200ml de azeite extra virgem. Desligue o fogo quando o azeite já estiver aquecido e então acrescente algumas folhas de hortelã lavadas e bem secas.

Deixe esfriar e bata no liquidificador a infusão de azeite e hortelã.

Os bolinhos devem cozinhar em forno pré-aquecido a 200 °C durante apenas 7 minutos. Servimos com uma bola de sorvete de abacaxi com hortelã e alguns gomos de tangerina para enfeitar.

Sempre com um verdinho fotogênico e claro, muita calda de azeite para dar o toque de chef.

bolinho morno de 2 chocolates

Prato alegre e intenso. Esses bolinhos mornos irão substituir toda e qualquer receita de petit gateau que já fizemos por aqui.

Este cardápio e admirar o resultado do serviço (que modestamente ficou de primeiríssima qualidade) são sem dúvida o melhor pagamento que qualquer Pereirão das bocadas poderia ter.

Pois é... as Isauras sofrem, mas no fim se dão bem.

2 comentários:

  1. Sensacional!!!

    Embora o dia não tenha começado bem para mim, foi demais experimentar todas estas delícias ao chegar em casa.

    Depois da sobremesa ainda pude ouvir meu time ganhar um jogo realmente de verdade! Muito bom...

    Falando sério, seus posts estão cada vez mais profissionais. Acho que você deveria tentar se encaixar em alguma instituição (UOL, Folha, etc.) para converter este belíssimo trabalho em remuneração...

    Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu Leo!

      Quem sabe um dia eu recebo um convite? rs

      Seria algo realmente fantástico obter remuneração de algo que eu gosto tanto de fazer... ;)

      Excluir