segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Sessão Tarantino

São Paulo só tem dois climas: o frio extremo e o calor insuportável. Isto claro, sem incluir quando todas as estações resolvem dar às caras no mesmo dia (entenda-se, o dia começa com o frio extremo e termina com o calor insuportável ou vice-versa).

Isto é tudo o que se precisa saber para poder entrar sem medo em qualquer conversa de elevador sobre o clima da cidade.

Ultimamente estamos nos dias quentes. Não quentes apenas, mas aqueles dias que conseguem acabar com o humor desta pessoa aqui. A única solução para retomar o sorriso é uma cerveja bem gelada.

Ainda melhor se for uma cerveja escolhida a dedo, que combina sabor e refrescância: a Tarantino Session IPA.

Vamos começar pelo tipo da cerveja. IPA é a abreviatura de Indian Pale Ale. Na época em que os Ingleses viajavam às Índias, eles precisavam de uma cerveja com uma durabilidade maior e por isto acrescentaram uma dose extra de lúpulo. O lúpulo é o responsável não só por fazer com que a cerveja dure por mais tempo, mas também o que lhe atribui aquele amargor característico. Resultado: uma cerveja mais amarga.

As IPAs são muito aromáticas e ricas em sabores. Daquelas cervejas que parecem acertar em cheio o paladar. A Session Tarantino não é diferente, desenvolvida pelo mestre cervejeiro Doug Odell especialmente para a Tarantino Multibeer em viagem ao Brasil em julho de 2013, ela é uma versão mais leve das IPAs tradicionais (ou seja, possui amargor bem balanceado) e com suas notas cítricas e aroma frutado torna-se a IPA perfeita para os dias quentes.

session tarantino: ipa para os dias de calor insuportável

Para harmonizar, uma quiche de gorgonzola. O gorgonzola combina muito bem com o amargor da cerveja. São sabores que se entendem sem briga, se equilibram em força e o paladar agradece.

Prepare a massa peneirando 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo, uma porção de queijo parmesão ralado (só para dar um toque na massa), 100 g de manteiga e uma pitada de sal. Com a ponta dos dedos amasse até formar uma farofa, acrescente 1 ovo e 1/3 de xícara de água gelada. Misture rapidamente, o segredo dessa massa é a manipulação rápida. Enrole em filme plástico e geladeira por 30 minutos.

Depois de meia hora, coloque a massa no fundo e laterais de uma forma e leve ao forno por 20 minutos para pré-assar.

Enquanto isso... Bata no liquidificador 3 ovos, 300 ml de creme de leite, sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto. Lembre-se de colocar pouco sal no creme para que quando somar ao gorgonzola não passe do ponto ideal.

Massa pronta, recheio base pronto, hora de montar a quiche. Sobre a massa coloque alho poró picado bem fino (o suficiente para cobrir todo o fundo), pedaços de gorgonzola picado (também o suficiente par cobrir toda a superfície) e então despeje o recheio batido.

Leve ao forno por cerca de 35 minutos à 180º. 

quiche de gorgonzola e alho poró

Ligar o forno nos dias quentes não é a melhor das idéias, mas para esta quiche, vale a pena. Ainda mais se já estiver rolando uma bebericagem durante o preparo.

E claro que como uma amante do cinema não poderia perder a oportunidade de harmonizar uma Session Tarantino com um filme do Tarantino (a Tarantino Multibeer tem esse nome por causa de seu proprietário Gilberto Tarantino, nenhuma relação com o cineasta, mas uma feliz coincidência para esta que vos escreve).

Feliz coincidência mesmo, porque nenhuma cerveja combinaria melhor com os filmes do Tarantino do que uma IPA.

Filmes fortes, de humor ácido, diálogos surpreendentes e muita violência estilizada. Ou seja, com extra lúpulo.

O  mais difícil para a escolha do filme foi encontrar um que eu ainda não tivesse visto. Foi assim que cheguei em A Prova de Morte de 2007. Possui tudo o que se espera de Tarantino além de ser uma homenagem aos filmes de terror da década de 70 (aqueles meio trash, de custo barato que exploravam sexo, violência, drogas, nudez, kung fu, e algumas coisas meio sem pé nem cabeça). 

Mesmo sendo uma trama não muito bem explicada, consegue trazer aquela sensação de alma lavada de toda história de vingança bem trabalhada. Não ganha de Kill Bill, Bastardos Inglórios e Django Livre, mas se assemelha a eles sob determinados aspectos.

Tarantino assim como as IPAs e o gorgonzola não possui meio termo. Ame-os ou odeie-os. Para mim são um verdadeiro triângulo amoroso dos mais bem sucedidos. E combiná-los me pareceu uma ótima ideia para descarregar qualquer fúria que surge nos dias mais quentes nesta cidade.

Um comentário:

  1. Muito bom o texto. Divertido e elegante. Digno de pessoas de bom dia, boa tarde e boa noite.
    Essa quiche caiu muito bem no jantar de domingo ; )
    E, pra mim, uma SKOL, bem gelada, pra matar esse calor dos infernos, mas que eu acho muito melhor que o frio da porra - hahaha

    ResponderExcluir