segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Dupla dinâmica

 Presunto e queijo, pão com manteiga, queijo com goiabada... são apenas alguns exemplos de parcerias já consagradas.

Mas a dupla dinâmica que mais me agrada é sem dúvida a carne com batata.

Justo por isso adoro abusar dessa combinação desde o clássico até suas versões mais ousadas. E com apenas pequenos detalhes é possível manter a simplicidade sem perder o charme, afinal os olhos são os primeiros a comer.

Hoje, o valor da receita está nas pequenas dicas.

Escolhi um corte de carne saboroso e de fácil preparo: o bife de chorizo. O chorizo é um corte argentino retirado do miolo do contrafilé. Extremamente macio e suculento.

Temperos simples (alho, sal e azeite), grill bem quente com um raminho de manjericão para aromatizar. Dois minutos de cada lado (o tempo depende da altura do corte) e está pronto para servir.

Até aí nada demais, a graça está na manteiga de manjericão servida sobre os bifes. 

Para prepará-la não perde-se 5 minutos. Bata no processador folhas de manjericão com manteiga em temperatura ambiente. Assim que obtiver uma pasta bem homogênea, enrole em um papel filme formando um cilindro e leve ao congelador. Na hora de servir, retire o papel filme, corte a manteiga em rodelas e sirva sobre a carne.

As batatas também devem ter a sua graça, desta vez a atenção é apenas para o corte. Faça finas fatias em uma batata sem que a faca chegue até o fim, tempere com azeite e flor de sal, coloque entre as fatias alguns raminhos de alecrim e leve ao forno por cerca de 40 minutos (até que estejam douradas por fora e macias por dentro). Outra dica é colocar na mesma forma, dentes de alho regados com azeite. O alho, quando assado, fica adocicado e contribui para adicionar um pouco de complexidade à este prato.

carne com batata e manteiga de ervas

Simples, fácil, bonito e delicioso. Um prato que sem dúvida traz aquela sensação sempre buscada de bem estar e satisfação.

Para completar, a harmonização com a cerveja Viven Bruin. Possui aroma de caramelo e malte tostado, sabor levemente adocicado com final levemente amargo.

viven bruin, cerveja com aroma de caramelo

Bem equilibrada, esta cerveja combina com o prato do dia, uma mistura de simplicidade e tradição com um leve toque de sofisticação. 

Assim, com manteiga, ervas, alho e cerveja, fugimos do trivial. Porque afinal toda dupla dinâmica fica ainda melhor na companhia de super amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário