segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Tempero paulista

No próximo sábado São Paulo completa mais 1 ano. 

Data que significa uma excelente oportunidade para conhecer um pouco melhor este caldeirão cultural que é a cidade.

Andar por aí admirando suas belas construções, seus inúmeros museus, igrejas, parques e claro, aproveitar para conhecer um de seus infindáveis restaurantes.

Por aqui encontramos todas as especialidades e nacionalidades.

Indiana, italiana, japonesa, alemã, persa, basca, mediterrânea, escandinava, marroquina, grega, portuguesa, russa, australiana, americana, peruana, argentina... enfim... todas as cozinhas cabem dentro de São Paulo.

Gosto bastante de aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer, principalmente no quesito gastronomia, mas desta vez resolvi montar um cardápio em homenagem a cidade.

Um cardápio que mistura algumas culturas, mas que tem a alma bem familiar e caseirinha. 

De entrada: borscht. Sopa fria de beterraba, que veio lá de longe, lá da gelada Rússia direto para o verão paulistano.

Descasque 8 beterrabas e corte em pedaços médios. Coloque em uma forma e regue com azeite, sal, pimenta do reino e um leve toque de alecrim. Leve ao forno a 180º por cerca de 1 hora (até que a beterraba esteja bem macia).

Retire a beterraba do forno e reserve. Refogue em uma frigideira uma cebola picada e um dente de alho em uma colher (sopa) de manteiga. Reserve.

Bata no liquidificador a beterraba e a refoga junto com 1 litro de caldo de legumes. Volte à panela, acrescente o suco de 1 limão e corrija o sal e a pimenta do reino se necessário.

Sirva fria ou quente, de acordo com a estação do ano ou sua preferência. Na hora de levar à mesa acrescente no próprio prato um toque de creme de leite ou requeijão cremoso. 

borscht, sopa fria de beterraba da rússia direto para o verão brasileiro

Diferente, linda e muito saborosa. O adocicado da beterraba confere um sabor delicado e equilíbrio perfeito com os demais temperos além de preparar o paladar para o prato principal.

Como eu disse, a alma deste cardápio é bem familiar e caseirinha, por isso não podia fugir de um franguinho, afinal ninguém (eu) resiste a um franguinho, ainda mais com bacon.

Divida o peito do frango ao meio e corte cada uma das parte formando um envelope. Tempere com sal, azeite, pimenta do reino, suco de limão e reserve.

Enquanto isso... o toque de bacon desta receita tem um pequeno truque. Para que o bacon fique bem sequinho, leve ao microondas por alguns minutos. Isso mesmo, cubra um prato com papel toalha, coloque as fatias de bacon e cubra as fatias com mais papel toalha. Leve ao microondas por 1 minuto e verifique se já estão douradas, se precisar deixe por mais tempo até que estejam prontas. O papel toalha irá absorver toda a gordura e o que sobra são deliciosas e crocantes fatias de bacon que serão utilizadas no recheio do frango.

De volta ao frango... com a metade do peito de frango já aberta comece a montar o generoso recheio. Primeiro espalhe um pouco de manteiga em temperatura ambiente, depois coloque uma camada de finas fatias de maçã (após cortar a maçã pingue umas gotas de limão para que não escureça), o bacon preparado anteriormente, queijo parmesão ralado e uma generosa camada de requeijão cremoso.

Feche e polvilhe gergelim sobre o frango. Leve ao forno por cerca de 40 minutos.

ninguém resiste a um franguinho, ainda mais com bacon

Salada é uma boa opção para acompanhar. Algo simples como folhas verdes e abobrinha grelhada é uma boa sugestão. Outra boa sugestão é acrescentar mais uma nacionalidade ao cardápio com a harmonização da cerveja australiana Coopers Sparkling Ale.

muitos sabores em um mesmo prato

Variedade produzida exclusivamente pela Coopers com bom drinkability. Dourada, levemente ambar, com partículas em suspensão derivadas de sua segunda fermentação na garrafa. O aroma não chama muita atenção, seu sabor é levemente cítrico e de final amargo mas não muito intenso.

cerveja australiana saborosa e refrescante

Harmonizou bem com o prato pela suavidade da carne e complexidade do recheio sem brigar com nenhum dos sabores.

Cardápio de fácil preparo, que mistura a entrada russa, com harmonização australiana e o prato principal criado especialmente para a data. Um frango recheado para homenagear uma cidade que é recheada de cultura e possibilidades.

Parabéns SP por seus 460 anos.

Conforme sugestão da amiga Liane segue a lista de ingredientes necessários para a realização dos pratos deste post:

Borscht

8 beterrabas
3 ramos médios de alecrim
1 cebola picada 
1 dente de alho 
1 colher (sopa) de manteiga
1 litro de caldo de legumes
suco de 1 limão
azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Frango recheado

1 peito de frango
1 maçã em fatias (pode ser substituído por pera)
4 fatias finas de bacon
suco de 1 limão
queijo parmesão ralado a gosto (pode ser substituído por qualquer outro queijo de sua preferência)
requeijão cremoso ou cream cheese a gosto
manteiga em temepratura ambiente (o suficiente para espalhar na parte interna do frango)
azeite, sal e pimenta do reino a gosto
gergelim para polvilhar

Um comentário:

  1. Ótima dica da Liane, vai facilitar muito.

    Essa sopa de beterraba é mesmo surpreendente.

    Parabéns SAMPA!!!

    ResponderExcluir